Instituto Simples de Desenvolvimento em Gestão
O ISDG Soluções Simples Artigos Clientes Sala de Imprensa
A Academia Simples Links Publicações TV Gestão Contatos Franquias
Agenda Alianças Estratégicas Espaço Simples Trabalhe Conosco




Sobre a Gestão


Jan

20

Mentalidade empreendedora, capacidade infinita de sonhar e suas características

Por Ricardo Perrone.

A marca fundamental da mentalidade empreendedora é a forma de como podemos desafiar nosso próprio pensamento para alcançarmos sempre os melhores resultados e a sonhar grande.

Alguma vez, você já parou para pensar no que pode distinguir aqueles que têm, ou buscam desenvolver, uma mente empreendedora?

Opostamente ao espírito empreendedor, a mentalidade empreendedora não constitui uma habilidade nata, e sim uma adquirida ao longo do exercício de empreender.

Quais são as características essenciais de uma mentalidade empreendedora?

CRIATIVIDADE COMO PRINCIPAL DIFERENÇA

A principal semente da mentalidade empreendedora é a criatividade ,ou seja,a habilidade de ver as coisas de maneira diferente. Steve Jobs  um dos grandes visionários  e ícones de empreendedorismo do nosso século falou: “Pense,sempre que possível,de maneira diferente.” 

A mentalidade empreendedora é guiada pelo impulso de ver lacunas no mercado e disponibilizar inovações para preenchê-las, tanto faz se é com novos produtos/serviços ou novos processos

criatividade pode ser a habilidade mental mais importante do empreendedorismo. embora não seja a principal qualidade para o sucesso,

As pessoas que possuem mentalidade empreendedora se perguntam todos os “SEs” que levam à visão crítica e têm habilidades para lançar mão do que elas mesmas já sabem, a fim de disponibilizar informações atualizadas e novas maneiras de pensar sobre um problema.

INQUIETUDE COM O PREVISÍVEL

Os Empreendedores tendem a não trabalhar sob a suposição de que o produto/serviço é uma aparição previsível.

Uma mentalidade empreendedora desconfia sempre do tipo previsível,especialmente em novos nichos de mercado e com novos produtos/serviços.

Em uma pesquisa realizada por uma revista americana de gestão,a mesma descobriu que 60% dos 500 CEOs/Empreendedores não escreveram planos de negócio anteriores ao lançamento de produtos/serviços de suas empresas, e apenas 12% fizeram pesquisa de mercado.

Estes empreendedores se dão conta de que criar algo novo é uma competição evolutiva e efervecente, e ninguém pode saber sobre as inovações com uma determinada parcela de certeza.

É como se a mentalidade empreendedora deles, ficasse livre dos “nãos” dos produtos/serviços, começasse a ser construída, testada e refinada.

CONFORTO DIANTE DA INCERTEZA

A incerteza é a essência da mentalidade empreendedora,da mesma forma, uma inquietude diante do previsível e uma análise podem criar uma atmosfera onde a regra é a incerteza.

Os empreendedores se sentem confortáveis existindo neste espaço entre a idéia crua e o produto/serviço bem sucedido. E eles tendem a saber lidar bem com as longas fases de transição entre invenção, revisão e teste.

MENTE ABERTA PARA NOVAS EXPERIÊNCIAS

A mente aberta para as novas experiências gera uma sensação de conforto, ou a disposição consciente para buscá-las mesmo na presença do desconforto, vai além do preparo e do aprendizado com os erros.

A habilidade para experimentar produtos/serviços, processos e novas invenções, não importa aonde os resultados possam levar, é o elemento chave desta qualidade da mentalidade empreendedora.

É muito difícil observar totalmente que muito do que chamamos de experimental é bastante previsível. A maioria das pessoas se sentem confortáveis testando produtos/serviços e sistemas com um baixo número de variáveis. Quando os resultados são positivos, partimos para o próximo passo.

Deixar de lado as expectativas e deixar que os resultados levem você em uma direção completamente nova é um dos atributos que marcam uma verdadeira mentalidade empreendedora.

HUMILDADE FUNCIONAL

Nós empreendedores precisamos nos policiar e sempre termos em mente: egos inflados podem destruir as melhores idéias.

Empreendedores comprometidos em resolverem o problema de um negócio ou reinventarem um produto ou serviço, devem sempre dispor de uma humildade funcional.

Precisamos entender que nossos egos apenas têm utilidade para mover nossas idéias a diante, não servem para ditar tendências, nem para “bater pé” e fazer com que os resultados saiam de acordo com uma idéia prepotente.

Os melhores empreendedores são capazes de gerar e promover suas próprias idéias, mas pensam de maneira colaborativa, são altamente focados nas soluções e escutam atentamente às suas audiências.

CORRER RISCO DE FORMA CALCULADA

Os elementos que tem uma mentalidade empreendedora tendem a correr riscos calculados em troca de recompensas maiores.Avalie: “Quem será que está se arriscando mais, uma pessoa com um emprego normal ou um empreendedor/investidor?

O assalariado normalmente tem apenas uma fonte de renda, enquanto o investidor/empreendedor visa múltiplas fontes.” – Rafael Seabra

Reflita: “Fracassado é o homem que erra e não é capaz de aproveitar a experiência”.

CONTINUAMENTE BUSCAR NOVAS OPORTUNIDADES

Estar aberto continuamente a novas oportunidades pode fazer significante diferença rumo ao sucesso. Indivíduos com mentalidade empreendedora são abertos a oportunidades e estão sempre preparados quando elas chegam.

Este tipo de mentalidade afeta a forma com que os empreendedores tomam decisões e vislumbram as oportunidades.

Uma mente empreendedora não é facilmente alcançada por todas as pessoas, devendo algumas trabalhar duro por longo tempo para desenvolvê-la.

Os empreendedores de sucesso não estão apenas dispostos a trabalhar duro, e sim a trilhar o caminho mais difícil, a fim de chegarem às maiores recompensas.

Desenvolver uma mentalidade empreendedora pode aguçar suas lentes para identificar mais facilmente tendências, oportunidades e mais opções em geral.

Pense nisso!Boa sorte!

 

FONTE: PERRONE, Ricardo.








Artigos



ISDG - INSTITUTO SIMPLES DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL

Copyright © Todos os direitos reservados / all rights reserved.